Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia)

Limnologia, Ictiologia, Aquicultura, Nupélia, UEM

O Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura (Nupélia) vem, desde 1983, desenvolvendo vários projetos de pesquisa em convênio com empresas do setor elétrico em reservatórios de vários estados do Brasil e ambientes naturais, como a planície de inundação do alto rio Paraná, na região de Porto Rico, PR. Estes projetos têm sido desenvolvidos também em colaboração com pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e de fora do Brasil, assim como com inúmeros alunos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Em 1991 foi consolidado o curso de Pós-graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais, contando com a estrutura física, apoio logístico e pesquisadores do Nupélia. Atualmente o Programa é muito bem conceituado junto à Capes e recebe alunos de vários estados brasileiros e de outros países americanos. O resultado destas pesquisas tem sido revertido em centenas de publicações de artigos, livros e capítulos de livros, os quais possuem grande relevância no cenário científico nacional e internacional.

Embora relativamente recente, o Nupélia vem congregando pesquisadores de diferentes áreas das ciências de ambientes aquáticos continentais, e conta hoje com vários laboratórios de diversas especialidades. Além disso, o Núcleo conta também com uma biblioteca setorial cujo acervo é completamente direcionado para a ecologia de água doce. Um grande acervo biológico, composto por peixes e ictioplâncton de água doce, assim como um herbário representado por plantas da vegetação ripária, também representa uma relevante contribuição do Nupélia para as gerações futuras.

Site:https://nupelia.uem.br