Home arrow Cursos
CURSOS | Imprimir |

 

Grupo de Estudos: (realizado em 2008)

 

O cinema por escrito: perspectivas sociológicas em estudos cinematográficos.

 

Coordenação: Profª Drª Zuleika de Paula Bueno (DCS)

 

 Objetivo: O curso tem por objetivo apresentar aos participantes um conjunto de leituras que apresentam uma perspectiva histórica e sociológica sobre as práticas e formas cinematográficas de entretenimento.

 

As discussões serão às quintas-feiras, às 17 horas, no bloco G-34, sala 209.

 

 

 Programação

 

 

 

 

 

Encontro

 

Programação

 

14 de agosto

 

Apresentação da proposta do curso, entrega da bibliografia e programa de leituras.

 

21 de agosto

 

 “O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema”.

 

28 de agosto

 

“O espectador cinematográfico antes do aparato do cinema”.

 

04 de setembro

 

“ Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular.”

 

11 de setembro

 

“Modernidade, hiperestímulo e o início do sensacionalismo popular”

 

18 de setembro

 

“O cinema das origens e o espectador incrédulo”

 

25 de setembro 

 

“O cinema das origens e o espectador incrédulo”

 

02 de outubro

 

“O cinema das origens e o espectador incrédulo”

 

09 de outubro

 

“Nascimento da recepção clássica”

 

16 de outubro 

 

“Nascimento da recepção clássica”

 

23 de outubro

 

“Nascimento da recepção clássica”

 

30 de outubro

 

“História social do cinema americano”

 

06 de novembro

 

“História social do cinema americano”

 

13 de novembro

 

“O gênio do sistema”

 

20 de novembro

 

“O cinema como prática social”

 

27 de novembro

 

“O cinema como prática social”

 

 

 

 

 

INSCRIÇÃO

 

Temos vagas limitadas. Para quem desejar participar, por favor, preencha o boleto. Os valores são: R$ 15,00 (acadêmicos) e R$20,00 (comunidade externa).

 

 

 


 

 

 

GRUPO DE ESTUDOS

 

LEITURAS ORIENTADAS

 

 

CINEMA DE ANIMAÇÃO E EDUCAÇÃO

 

 

Objetivo: Criar um espaço de reflexão, teórico-metodológico, sobre o cinema, a animação infantil e sua inserção na escola.

 

Carga-horária: 40h/a

Horário: 19h às 22h

Local: Anfiteatro do DFE (Bloco: H-12)

Material: Os textos, para os inscritos, estarão à disposição na “Casa das Cópias”, na Av. Prof. Lauro Ed. Werneck, 961, Sala 01 – (ao lado da UEM).

Inscrição: ENCERRADAS

PARA SE INSCREVER PREENCHA E EMITA O BOLETO

VALORES: R$ 15,00 (acadêmicos), R$ 20,00 (comunidade externa)

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

  

 

15/07 – Cinema, Desenho Animado e Educação

Textos:

a) NEVES, Fátima Maria. Filmes e desenhos animados para o ensino fundamental: Kiriku e a Feiticeira (OCELOT, 1998). 

b) NEVES, Fátima Maria. O Desenho animado na escola: a Bela e a Fera (DISNEY, 2001).

·        Monitora da Leitura: Profª Fátima Neves (Coordenadora do Grupo de Estudos)

  

  

22/07 –  Noções básicas sobre os Contos de fadas e sua apropriação pelo cinema

 

Texto:

a) Era uma vez... o Conto de Fadas na animação. Apontamentos e Notas de leituras produzidas por Franciele Bento.

 

  

 

12/08 – Noções elementares sobre a Animação

Textos:

a) D’ÉLIA, Céu. Animação, técnica e expressão. 

 

b) NAZÁRIO, Luiz. A animação norte-americana. 

 

  • Monitores das Leituras: Gheisa Martinez (Pedagoga) e José Carlos Nogueira (Prof. PDE/SEED/PR).

  

  

26/08 – A animação dos Estúdios da Disney

Texto:

a) BRUZZO, Cristina. As histórias infantis de Disney.

b) EBERT, Roger. A Branca de Neve e os sete anões.

c) REALI, Noeli Gemeli. Corpos dóceis. Inocência e encantamento no mundo da Disney. 

 

  • Monitoras da Leitura: Fabiane Bento e Marina Campos.(Academicas do Curso de Pedagogia da UEM, desenvolvendo Projeto de Iniciação Científica –PIC)

  

  

16/09 – Como a história é construída na narrativa fílmica?

Texto:

a) SALIBA. Elias Thomé. A produção conhecimento histórico e suas relações com a narrativa fílmica.

  • Monitor da Leitura: Ivonir Rodrigues Ayres (Mestrando em Educação/UEM)

 

  

 

30/09 – A escolarização dos filmes da Disney

Textos:

a) PILLAR, Analice Dutra (Org.) A educação do olhar no ensino das artes. 

b)GIROUX, Henry. Os filmes da Disney são bons para seus filhos? 

  • Monitora da Leitura: Josianne Alves dos Santos (Profª PDE/SEED/PR)

 

  

 

14/10 – A Educação e o mundo animado da Disney

Textos:

a) SILVA, Roseli Pereira. Cinema e temas transversais na escola.

b) GIROUX, Henry. Memória e pedagogia no mundo maravilhoso da Disney.  

 

  • Monitora da Leitura: Jarislene Delallo (Profª PDE/SEED/PR)

 

  

 

28/10 – O debate teórico sobre noções de Cultura, Educação e de Escola

Texto:

a) SOUZA, João Valdir Alves de. Conceitos de Cultura, Educação e Escola. I

  • Monitora da Leitura: Liliana Men (Mestranda em Educação/UEM)

  

  

11/11 –  O Cinema de Animação e a concepção de infância

Texto:

a)Apontamentos e Notas de Leituras produzidas por Daniella T. Baladeli.

  • Monitora da Leitura: Daniella Tizziani Baladeli (Mestranda em Educação/UEM)

 

  

 

25/11 - A concepção de infância da Disney

Texto:

a) GIROUX, Henry. A disneyzação da cultura infantil. 

b) GIROUX, Henry. Ensinando o Cultural com a Disney. 

 

  • Monitora da Leitura: Profª Fátima Neves (Coordenadora do Grupo de Estudos).

 

  

 

 

PARA SE INSCREVER PREENCHA E EMITA O BOLETO

VALORES: R$ 15,00 (acadêmicos), R$ 20,00 (comunidade externa)

 

 

 

  

online casino
 

Cadastro

Cadastre-se para receber informações sobre o CINUEM por e-mail.

 

Clique aqui 

On-line

Онлайн игра Minecraft 2 Онлайн игра sims 4 Новые штрафы 2014 узнайте онлайн sex знакомства бесплатные секс знакомства Играть в самые популярные онлайн игры Играть в