Skip to content

UEM - Universidade Estadual de Maringá


Índice de Sites
Você está em: Home

UEM recebe visita do coordenador de Ciência e Tecnologia Imprimir E-mail
21 de junho de 2016

A Universidade Estadual de Maringá recebe a visita do coordenador de Ciência e Tecnologia do Paraná, Evandro Razzoto. Ele chegou ontem (20) e permanece na UEM durante toda a terça-feira, passando por diferentes setores como o Complexo de Centrais de Apoio a Pesquisa (Comcap), o Escritório de Cooperação Internacional (ECI) e o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Durante a reunião no NIT, realizada nesta terça-feira (21) de manhã, a assessora de Inovação, professora Graciette Matioli, falou sobre a contribuição da UEM para o ecossistema de inovação de Maringá, apresentando algumas das ações realizadas pelo NIT e a integração do Núcleo com a comunidade externa.

A assessora ainda comentou sobre a forte dependência financeira da UEM com o Estado, demonstrando certa preocupação com o fato, ainda mais diante de um cenário de crise. Uma saída possível, segundo Matioli, seria o investimento em inovação e a obtenção de recursos através da transferência de tecnologia.

Compartilhando da mesma preocupação, Razzoto também defendeu a necessidade de identificar novos caminhos em busca de outras fontes de recursos. E comentou que aceitou o convite do governador Beto Richa para o cargo exatamente com a promessa de que teria liberdade para procurar formas de aproximação entre as Universidades e o mercado externo. Ele citou alguns países que podem ser usados como exemplo nessa relação, entre eles, a Coreia do Sul.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEM, Célia Regina Granhen Tavares, falou da urgência de o Estado adequar a Lei de Inovação ao Novo Marco Legal da CT&I, visto que o Tribunal de Contas e outros órgãos controladores adotam medidas que muitas vezes dificultam o desenvolvimento de projetos em parceria com empresas e indústrias. Agradecendo a presença do coordenador, a pró-reitora destacou que encontros como esse são importantes à medida que contribuem para que as Universidades apresentem suas demandas ao Governo.

Também participaram do encontro o diretor de Pesquisa da UEM, Celso Vataru Nakamura, a assessora Jurídica do NIT, Fábia dos Santos Sacco, o chefe da Divisão de Propriedade Intelectual, Angelo Marcolino Jr., e vários membros que integram o Conselho Técnico do Núcleo.

ECI - No encontro com a professora Silvana Marques de Araújo, assessora do ECI, foram discutidas as diretrizes e ações que envolvem as assessorias de cooperação internacional das instituições de ensino superior do Estado do Paraná.  Na avaliação de Silvana Araújo, a discussão coesa quanto à evolução das ações e resultados das boas práticas que vêm sendo executadas na assessoria do ECI tornou o encontro bastante frutífero. “Em especial por ter evidenciando as reais necessidades do setor, eminentemente de recursos humanos, a fim de proporcionar o desenvolvimento dos projetos de internacionalização já em desenvolvimento e aqueles em fase de preparação", disse a assessora.

 
 
NOTÍCIAS
  • Encontro de Violeiros estreia na UEM FM

    Acorde Sertanejo-acorde sertanejo 1 

    Programa vai ao ar aos domingos, com reprise às segundas-feiras

  • Dia Mundial da Água: professores da UEM discutem o tema

    copo leito seco Internet

    Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, dois professores da UEM falam sobre questões que atingem diretamente a cidade de Maringá

  • Apiesp se posiciona sobre deliberações do ofício 310/17

    logo apiesp

    Em audiência, na tarde desta terça-feira (22), o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), reitor Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entregou ao governador Beto Richa, documento em que a entidade se posiciona sobre as deliberações da 19ª reunião da Comissão de Política Salarial (CPS), vinculada diretamente ao chefe do Executivo estadual.

Vagas para estagiários na UEM
Central de Estágio

Cadastro
Vagas disponíveis

Pesquisar no site


Opening the Archives/
Abrindo os arquivos
O Opening the Archives Project é um esforço conjunto da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.