Skip to content

UEM - Universidade Estadual de Maringá


Índice de Sites
Você está em: Home

Universidade e empresa buscam parceria com nova lei do Marco Legal Imprimir E-mail
01 de agosto de 2016

O professor Gesil Sampaio Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus/BA, esclareceu, em palestra proferida na última sexta-feira (29), na Universidade Estadual de Maringá (UEM), os aspectos da Lei Federal nº. 13.243/2016, conhecida como o Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

A preocupação das instituições tecnológicas, científicas e de inovação (ICTs), nas quais as universidades estão incluídas, é derrubar alguns vetos à lei, promulgada em janeiro de 2016, e, na sequencia, encaminhar a aprovação do Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação nos Estados, entre eles o Paraná.

Segundo a assessora especial do Núcleo de Tecnológica (NIT), da UEM, Graciete Matiolli, a nova legislação torna menos burocrática a interação entre as empresas e as ICTS especialmente no que se refere às licitações e o funcionamento das fundações.
O Novo Marco visa simplificar os procedimentos de gestão financeira, compras, contratação (incluindo importação) para atividades de CT&I, melhorar a inserção das empresas e das ICTs no âmbito das políticas públicas voltadas à Inovação, além de aperfeiçoar a legislação de modo a trazer segurança jurídica na interpretação por parte dos órgãos de controle.

Gesil traballhou na elaboração do projeto da lei nº 13.243/2016 e coordena, na UESC, a área de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Inovação Tecnológica, além de ser presidente interino do Parque Cientifico e Tecnológico do Sul da Bahia; e diretor Técnico de Arcabouço Legal do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).
A promoção da palestra foi da UEM, por meio do NIT, em conjunto com o Centro de Inovação de Maringá (CIM) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem).

 

 
NOTÍCIAS
  • Encontro de Violeiros estreia na UEM FM

    Acorde Sertanejo-acorde sertanejo 1 

    Programa vai ao ar aos domingos, com reprise às segundas-feiras

  • Dia Mundial da Água: professores da UEM discutem o tema

    copo leito seco Internet

    Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, dois professores da UEM falam sobre questões que atingem diretamente a cidade de Maringá

  • Apiesp se posiciona sobre deliberações do ofício 310/17

    logo apiesp

    Em audiência, na tarde desta terça-feira (22), o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), reitor Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entregou ao governador Beto Richa, documento em que a entidade se posiciona sobre as deliberações da 19ª reunião da Comissão de Política Salarial (CPS), vinculada diretamente ao chefe do Executivo estadual.

Vagas para estagiários na UEM
Central de Estágio

Cadastro
Vagas disponíveis

Pesquisar no site


Opening the Archives/
Abrindo os arquivos
O Opening the Archives Project é um esforço conjunto da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.