Skip to content

UEM - Universidade Estadual de Maringá


Índice de Sites
Você está em: Home
test Mobile Reviews Gopro Rugged Cams
UEM inicia aulas do Parfor Imprimir E-mail
07 de fevereiro de 2012

No último sábado (4), seis turmas do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (Parfor), disponibilizadas pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), iniciaram suas aulas. As disciplinas foram Química, Música, Pedagogia, Formação Pedagógica, Letras/Inglês e História. Outras turmas começam suas atividades em 3 de março, 14 de abril e 7 de julho. A lista completa pode ser conferida no site http://www.educacao.pr.gov.br/arquivos/File/parfor/PARFOR_aulas_UEM.pdf.

O Parfor é um programa nacional implantado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em regime de colaboração com as Secretarias de Educação dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e com as Instituições de Ensino Superior (IES). O objetivo principal do programa é capacitar os professores em exercício na rede pública de educação básica, para estarem em acordo com as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Os cursos oferecidos pelo programa são:


    1ª Licenciatura (Pedagogia - aproximadamente 3200 horas): para os professores efetivos da educação básica pública que ainda não têm uma licenciatura;

    2ª Licenciatura (aproximadamente 1200 horas): para os docentes que ministram aulas há pelo menos três anos ou 600 dias letivos em disciplina distinta de sua formação inicial;

    Formação Pedagógica (540 horas): para os professores com bacharelado e que atuam na Educação Profissional Pública.


Para participar, o professor em exercício na rede pública de educação básica deve cadastrar o seu currículo na Plataforma Freire (http://freire.mec.gov.br), na qual também estão disponibilizadas as informações sobre os cursos. Os concluintes recebem diploma emitido pelas Universidades responsáveis pelos cursos.

As aulas são realizadas de acordo com o cronograma de cada instituição de Ensino. As pré-inscrições para as turmas do segundo semestre estarão abertas de 19 de março a 08 de abril, somente pelo site da Plataforma Freire.