Skip to content

UEM - Universidade Estadual de Maringá


Índice de Sites
Você está em: Home

Evento debate desenvolvimento tecnológico e inovação Imprimir E-mail
16 de abril de 2015

 

O Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (NIT) realizou, no dia 15, o Encontro sobre Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, com o objetivo de esclarecer o escopo dessas atividades. O evento contou com a participação de docentes e discentes da Instituição.

A palestra foi proferida pelo professor Ademir Aparecido Constantino, membro do Conselho Técnico do NIT. O docente esclareceu que desenvolvimento tecnológico significa criar algo (produto ou processo) a partir de resultados da pesquisa científica. Mencionou, ainda, a diferença entre invenção e inovação, sendo que a invenção é a primeira ocorrência de uma ideia para um novo produto ou processo, ao passo que inovação seria a primeira tentativa de se colocar a invenção na prática, ou seja, enquanto a invenção se refere a novos produtos ou processos derivados a partir de ideias individuais ou de pesquisa científica, a inovação representa a comercialização da invenção, se a mesma tiver relevância econômica.

 
NOTÍCIAS
  • Encontro de Violeiros estreia na UEM FM

    Acorde Sertanejo-acorde sertanejo 1 

    Programa vai ao ar aos domingos, com reprise às segundas-feiras

  • Dia Mundial da Água: professores da UEM discutem o tema

    copo leito seco Internet

    Na data em que se comemora o Dia Mundial da Água, dois professores da UEM falam sobre questões que atingem diretamente a cidade de Maringá

  • Apiesp se posiciona sobre deliberações do ofício 310/17

    logo apiesp

    Em audiência, na tarde desta terça-feira (22), o presidente da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), reitor Carlos Luciano Sant'Ana Vargas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), entregou ao governador Beto Richa, documento em que a entidade se posiciona sobre as deliberações da 19ª reunião da Comissão de Política Salarial (CPS), vinculada diretamente ao chefe do Executivo estadual.

Vagas para estagiários na UEM
Central de Estágio

Cadastro
Vagas disponíveis

Pesquisar no site


Opening the Archives/
Abrindo os arquivos
O Opening the Archives Project é um esforço conjunto da Brown University e da Universidade Estadual de Maringá para digitalizar e indexar 10.000 documentos do Departamento de Estado dos EUA sobre o Brasil produzidos entre 1963-73 e torná-los disponíveis para o público em um site de acesso livre.