+

PDI

 

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no período de 2019 a 2023, é regido pela Resolução n. 028/2018-COU

Esta Resolução apresenta 10 Eixos Temáticos que orientam transversalmente o planejamento institucional. São eles:

  • Agilização dos Serviços Internos,
  • Consolidação da Extensão e Cultura,
  • Consolidação da Graduação,
  • Consolidação da Pós-graduação Stricto Sensu,
  • Consolidação da UEM como Instituição de Pesquisa,
  • Interação com a Sociedade Civil e o Mercado.
  • Internacionalização do Ensino e da Pesquisa,
  • Racionalização da Gestão e da Estrutura Organizacional,
  • Recomposição dos Quadros Docente e de Agentes Universitários,
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O PDI define Objetivos nas Áreas de Ensino de Graduação e Ensino Básico, Ensino de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura e Gestão. Esses Objetivos são traduzidos em Metas e Ações.

 

A Resolução n. 028/2018-COU prevê um novo fluxo de informações, estabelecendo hierarquia e temporalidade. Com base nesta Resolução, foi desenvolvido um novo sistema para registro do planejamento do período de 5 anos, bem como para avaliar o resultado do período anterior.

O Novo Sistema PDI foi concebido com tecnologias modernas para desenvolvimento de software. No entanto, preserva o histórico do sistema antigo para possibilitar a continuidade do planejamento e da avaliação das informações constantes nos banco de dados.

 

O PDI 2019-2023 será realizado no Novo Sistema PDI, em período especificado de acordo com a hierarquia estabelecida pela Resolução n. 028/2018-COU. Veja mais informações em cronograma. Para iniciar o processo de planejamento, verifique as diretrizes institucionais e as informações disponibilizadas para o usuário em acesso ao sistema.

Caso deseje encontrar os relatórios do período de planejamento anterior [2018-2022], os documentos estão disponíveis em Planejamento Consolidado.

 

O Novo Sistema PDI permitirá maior rapidez e facilidade de acesso e maior transparência das informações. Além destas características técnicas, este novo sistema deve consolidar a cultura do planejamento estratégico na UEM e que, de fato, o PDI passe a nortear a busca pela excelência em Gestão, Ensino de Graduação, Ensino de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.

O PDI permite planejar o futuro no contexto de um processo de melhoria contínua, por meio do controle sistemático do alcance de objetivos e metas, indicando os caminhos em que a instituição avança, os caminhos que devem ser corrigidos, bem como as oportunidades de se estabelecer novos caminhos.

 

Contamos com a colaboração de toda a comunidade acadêmica e, desde já, agradecemos a todos os envolvidos.