2024 03 01 Colação de grau Edit 18

Mudança de local e distribuição de datas entre os centros de ensino são algumas das melhorias promovidas pela UEM

Após o fim do ano letivo de 2023, a comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se prepara para o período de cerimônias de colação de grau. Durante o mês de maio, um total de nove solenidades celebrará a formatura de estudantes do câmpus sede da UEM, em Maringá, e dos câmpus regionais de Goioerê, Ivaiporã, Cidade Gaúcha, Umuarama e Cianorte.

Somente em 2024, a UEM estima a graduação de 1.750 novos profissionais - número que inclui também as colações de grau antecipadas. Para as sessões solenes de maio, o Cerimonial (CER) da Universidade organiza um esquema logístico com mudanças e melhorias em relação aos anos anteriores.

Novidades

A principal novidade será o local das cerimônias em Maringá. Após seguidas realizações na Arena de Shows e Rodeios do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e no Ginásio Municipal Chico Neto, as formaturas do câmpus sede em 2024 ocorrerão no centro de eventos Paraná Expo, localizado na rodovia PR-317.

O centro de eventos tem ambiente fechado e climatizado, área externa com projeto paisagístico, estacionamento exclusivo e gerador de energia, além de oferecer melhor acústica para grandes eventos. Segundo a assessora especial de cerimonial e protocolo da UEM, Giselle Moraes e Silva, a mudança prioriza o conforto dos espectadores.

“A colação de grau é um dos momentos mais importantes da UEM, pois cada jovem que se forma na instituição realiza um sonho. Estudos para mudanças no formato das solenidades de colação de grau já vinham sendo realizados, pensando em fazer cerimônias mais curtas e em melhor acomodar formandos e convidados. Neste ano, com a coincidência entre o calendário das cerimônias do câmpus sede e a realização da Expoingá, essa mudança vai acontecer. Temos trabalhado intensamente nos preparativos para que esta experiência seja positiva”, destacou.

Paraná Exp1o

Centro de eventos Paraná Expo receberá cerimônias de colação de grau do câmpus da UEM em 2024

Outra alteração será a distribuição das cerimônias de colação de grau em Maringá em quatro dias, para melhor atender aos diferentes centros de ensino da UEM. As solenidades ocorrerão conforme o seguinte calendário:

• Cursos afetos ao CCA, ao CCB, ao CCE e ao CCS: 7 de maio de 2024 (terça-feira), às 19h. Local: Paraná Expo, Maringá-PR.

• Cursos afetos ao CSA: 8 de maio de 2024 (quarta-feira), às 19h. Local: Paraná Expo, Maringá-PR.

• Cursos afetos ao CTC: 9 de maio de 2024 (quinta-feira), às 19h. Local: Paraná Expo, Maringá-PR.

• Cursos afetos ao CCH: 10 de maio de 2024 (sexta-feira), às 19h. Local: Paraná Expo, Maringá-PR.

Amigos e familiares que não puderem comparecer às solenidades em Maringá têm, ainda, outra opção para acompanhar o evento: as formaturas da UEM terão transmissão ao vivo em áudio e vídeo, pelo canal da UEM TV no YouTube.

Retirada de convites

Durante a semana que vem, os estudantes concluintes do câmpus sede deverão fazer a retirada dos convites para ingresso na cerimônia de colação de grau. Na entrada do evento, a apresentação dos tickets será indispensável, tanto para os formandos quanto para seus familiares e convidados.

A retirada dos convites será feita na sala do Cerimonial, localizada no Bloco Q-03, no prédio da Reitoria da UEM. Para isso, os formandos deverão seguir ao seguinte cronograma:

• Formandos de cursos afetos ao CCA, ao CCB, ao CCE e ao CCS devem retirar os convites na terça-feira (23), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

• Formandos de cursos afetos ao CSA devem retirar os convites na quarta-feira (24), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

• Formandos de cursos afetos ao CTC devem retirar os convites na quinta-feira (25), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

• Formandos de cursos afetos ao CCH devem retirar os convites na sexta-feira (26), das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30.

Conforme o Cerimonial da UEM, não haverá entrega de convites nos dias das formaturas. Crianças com menos de 6 anos de idade não precisam de convite para ingressar no local do evento.

A retirada de convites por terceiros será realizada mediante a apresentação de um termo de autorização assinado pelo concluinte, com firma reconhecida ou assinatura eletrônica via portal gov.br. Além disso, o responsável pela retirada deverá apresentar uma cópia de um documento de identificação, que ficará retida.

Para ingresso nas cerimônias de colação de grau dos câmpus regionais da UEM, não será necessária a retirada de convites. Mais informações podem ser obtidas no site do Cerimonial/UEM.

WhatsApp Image 2024 04 19 at 16.11.05

Formandos do câmpus sede da UEM deverão retirar convites para a cerimônia de colação de grau durante a próxima semana