+

Como Funciona?

Wireless (rede sem fio), também chamada de Wi-Fi (Wireless Fidelity), é uma alternativa às redes convencionais com fio, que fornece as mesmas funcionalidades, mas de forma flexível.

Esta tecnologia é destinada a computadores portáteis, como notebooks, para garantir sua mobilidade sem perder o acesso à Rede/Internet. Esses computadores quase sempre já vem equipados com a tecnologia Wi-Fi.

Para ter acesso à Rede/Internet os computadores portáteis se conectam a um AP (Access Point, ou Ponto de Acesso) por meio de ondas de rádio. O AP esta posicionado num ponto central e estratégico, e esta conectado aos equipamentos que fornecem e controlam este acesso. Quando não existem obstáculos, os APs tem um raio de cobertura de aproximadamente 100 metros.

A utilização da rede UEM, cabeada ou sem fio, é permitida somente para servidores, estudantes ou pessoas que tenham vínculo formal com as atividades desenvolvidas na Universidade.

Para utilizar a rede sem fio da UEM, cada usuário deverá ser autenticado, por meio de uma identificação (login) e senha, que são pessoais e intransferíveis.

Para serem autenticados na rede, os servidores e alunos deverão utilizar sua identificação e senha do e-mail.

A utilização da rede sem fio requer que o sistema operacional e driver da placa wireless de seu computador suportem requisitos de segurança do tipo WPA2, portanto os mesmos deverão estar atualizados.